Raça da Semana - Poodle médio

Poodle médio

O Poodle Médio é uma das quatro variedades que existem da raça Poodle. Originalmente, a tosa do pelo do Poodle Médio era com o intuito de facilitar a natação para os cães, impedindo que as patas traseiras se enrolassem nos pelos. Mais tarde, tornou-se um cuidado por pura estética.

Origem

Por muitos séculos, o Poodle e o Barbet eram a mesma raça. Este cão era usado como caçador de aves selvagens e guardião de cabras e ovelhas. A partir do século XVI, começou a diferenciar-se aos poucos. Alguns permaneceram caçadores ou guardiões, mas outros passaram por mudanças para tornar mais suave a textura do seu pelo. O segundo tipo mencionado se tornou o nosso atual poodle, que logo se transformou no animal de estimação preferido de reis e príncipes.

Comportamento

Como todos os Poodles, o Poodle Médio é fiel, apegado ao seu dono e às vezes pode chegar ao ponto de segui-lo em todos os lugares. Ele é brincalhão, alegre, muito inteligente e observador, sendo capaz de aprender muito e de forma realmente rápida. Por vezes, pode ficar latindo na presença de estranhos ou quando é deixado sozinho em casa, pois é muito protetor. É o companheiro ideal para as crianças, por causa de seu tamanho, consegue aguentar os empurrões e puxão do bebê na fase dos primeiros passinhos. São pacientes com crianças que correm, brincam e gritam, se criados juntos desde cedo.

Aspecto

O Poodle tipo médio é harmonioso, forte e musculoso. Tem pernas fortes e bem desenvolvidas. As orelhas são bastante longas e caem para os lados da face. A cauda é alta e frequentemente cortada em até um terço do tamanho natural, nos países onde isto é permitido.

Cuidados específicos

O Poodle Médio é um pouco egocêntrico e precisa ser ativo na vida de seus donos. Se tiver que ficar em casa sozinho por horas e continuar sozinho quando seu dono chegar do trabalho, será um cão infeliz.

Sociabilizá-lo é essencial desde o início, é muito carinhoso com os donos, enquanto que com estranhos pode ser muito antissocial e desagradável. É um cão que está bem adaptado à vida urbana.

O cuidado do pelo é muito exigente e difícil, sendo necessário levá-lo a um profissional.

Saúde

O Poodle Médio costuma ter problemas oculares e no ouvido. Também pode sofrer de torção gástrica e displasia coxofemural que são doenças mais comuns em cães de porte grande, isto acontece devido a profundidade de seu torax.